Blog

A saúde integral da gestante e do bebê começa pela boca

Você já leu por aqui sobre saúde integrativa, que afirma que um indivíduo só é saudável por completo se, além de cuidar de cada parte física do seu corpo, também estiver em dia com os lados psicológico, emocional e espiritual.

Quando se está gestante, estar saudável é ainda mais importante e tem influência sobre a vida e os futuros hábitos do bebê.

Por isso, é importante que no pré-natal a futura mamãe seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar, e não apenas pelo ginecologista/obstetra.

O Cirurgião-Dentista deve fazer parte dessa equipe. É necessário visitar um consultório odontológico entre o 4º e o 6º mês de gestação. Essa consulta pode ser com um profissional particular de confiança, ou pode ser agendada através do sistema público de saúde – procure informações na Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Nesse momento, o Cirurgião-Dentista vai verificar, principalmente, as mucosas da boca e a gengiva para avaliar se há ou não focos de infecções – doenças na gengiva, por exemplo, podem ter ligação com nascimento precoce.

Além disso, o Cirurgião-Dentista é um profissional que pode orientar e explicar mais sobre a amamentação e sua importância na vida da criança.

Mamães: ter diferentes especialistas em saúde e outras práticas integrativas por perto, além de proporcionar uma gestação mais saudável, vai te fazer protagonista desse momento que deve ser só seu e do bebê. Ter informação é ter mais possibilidades e poder de escolha. Seja no sistema público ou não, busque ajuda.

Compartilhe:

Deixe uma resposta