Toda empresa, espaço público, serviço ou local de entretenimento facilita o atendimento a todas as pessoas quando adota medidas e soluções de acessibilidade. Esse é um tema muito importante, pois é fundamental garantir o acesso a todos. O atendimento odontológico também pode ser acessível a todos.
Esse vídeo da Dental Speed – disponível no canal da empresa no Youtube – destaca que cerca de um quarto da população brasileira têm algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial.
Ou seja, quando o consultório de odontologia oferece soluções de acessibilidade, provavelmente irá ampliar a sua carteira de clientes e poderá ser indicado por pacientes e familiares por adotar boas práticas e contribuir para o atendimento de todas as pessoas.
Acessibilidade – o que pode ser favorável
O primeiro passo é analisar as condições atuais do seu espaço para identificar possibilidades de torná-lo mais inclusivo. Veja algumas oportunidades:
· Estacionamento com vagas para pessoas com deficiência, idosos ou gestantes.
· Presença de rampa e corrimão para acesso ao local e porta com dimensões adequadas.
· O piso deve ser seguro e sinalizado, é possível adicionar texturas, como piso tátil (faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais).
· Espaço na recepção adequado para receber e atender cadeirantes.
· Evitar tapetes e outros objetos que podem trazer insegurança às pessoas durante a circulação pelo espaço da recepção.
· Adaptar banheiros segundo as necessidades do público e normas.
· Circulação livre de obstáculos dentro do consultório.
· Orientar colaboradores e assistentes quanto ao atendimento de todos os públicos.
Como ressalta o vídeo, “o importante é ter empatia e respeito pelas diferenças e combater qualquer atitude capacitista*, assim, você vai promover uma odontologia mais inclusiva e humanizada”.
Para providenciar mudanças no seu espaço para que se torne mais acessível, também é válido consultar especialistas habilitados no assunto, até mesmo para saber o que é necessário segundo normas e legislação e o que não é. Porém, o mais interessante mesmo é fazer o máximo para cuidar das pessoas, dos pacientes e acompanhantes, com todo carinho e respeito. Não é mesmo?
Há inclusive selos que atestam as características de acessibilidade. Uma notícia de julho passado, publicada no site da prefeitura de Santos, ilustra bem essa questão. Uma clínica odontológica recebeu o selo Empresa Acessível. Esse “atestado” tem a finalidade de identificar os comércios adaptados e são entregues a estabelecimentos cadastrados em um programa do governo municipal. Essa é uma forma também de o cirurgião-dentista se destacar comercialmente, mostrando que buscas por melhorias no seu atendimento à população.
*Termo que define a discriminação de pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes.