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Acessibilidade traz valor também à odontologia

Toda empresa, espaço público, serviço ou local de entretenimento facilita o atendimento a todas as pessoas quando adota medidas e soluções de acessibilidade. Esse é um tema muito importante, pois é fundamental garantir o acesso a todos. O atendimento odontológico também pode ser acessível a todos.

Esse vídeo da Dental Speed – disponível no canal da empresa no  Youtube – destaca que cerca de um quarto da população brasileira têm algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial.

Ou seja, quando o consultório de odontologia oferece soluções de acessibilidade, provavelmente irá ampliar a sua carteira de clientes e poderá ser indicado por pacientes e familiares por adotar boas práticas e contribuir para o atendimento de todas as pessoas.

Acessibilidade – o que pode ser favorável

 O primeiro passo é analisar as condições atuais do seu espaço para identificar possibilidades de torná-lo mais inclusivo. Veja algumas oportunidades:

·       Estacionamento com vagas para pessoas com deficiência, idosos ou gestantes.

·       Presença de rampa e corrimão para acesso ao local e porta com dimensões adequadas.

·       O piso deve ser seguro e sinalizado, é possível adicionar texturas, como piso tátil (faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais).

·       Espaço na recepção adequado para receber e atender cadeirantes.

·       Evitar tapetes e outros objetos que podem trazer insegurança às pessoas durante a circulação pelo espaço da recepção.

·       Adaptar banheiros segundo as necessidades do público e normas.

·       Circulação livre de obstáculos dentro do consultório.

·       Orientar colaboradores e assistentes quanto ao atendimento de todos os públicos.

Como ressalta o vídeo, “o importante é ter empatia e respeito pelas diferenças e combater qualquer atitude capacitista*, assim, você vai promover uma odontologia mais inclusiva e humanizada”.

Para providenciar mudanças no seu espaço para que se torne mais acessível, também é válido consultar especialistas habilitados no assunto, até mesmo para saber o que é necessário segundo normas e legislação e o que não é. Porém, o mais interessante mesmo é fazer o máximo para cuidar das pessoas, dos pacientes e acompanhantes, com todo carinho e respeito. Não é mesmo?

Há inclusive selos que atestam as características de acessibilidade. Uma notícia de julho passado, publicada no site da prefeitura de Santos, ilustra bem essa questão. Uma clínica odontológica recebeu o selo Empresa Acessível. Esse “atestado” tem a finalidade de identificar os comércios adaptados e são entregues a estabelecimentos cadastrados em um programa do governo municipal. Essa é uma forma também de o cirurgião-dentista se destacar comercialmente, mostrando que buscas por melhorias no seu atendimento à população.

*Termo que define a discriminação de pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes.


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