Apoiados por profissionais nutricionistas, cirurgiões-dentistas podem fortalecer as orientações nutricionais para pacientes de cirurgia bucomaxilofacial. Esse procedimento abrange diversas intervenções realizadas para tratar traumatismos e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais relacionadas.
São procedimentos muitas vezes complexos e que, por envolverem diretamente a mastigação, podem comprometer profundamente a ingestão de alimentos, inclusive por períodos prolongados, interferindo no estado nutricional do paciente e consequentemente na sua capacidade de plena recuperação.
O processo de cicatrização é contínuo, com várias fases que dependem umas das outras. E para que ela ocorra com sucesso, o sangue e os nutrientes necessários devem ser supridos no local da cirurgia, além de sustentarem a saúde geral do paciente.
Para isso, é necessária uma atenção especial à alimentação na fase pré e pós cirúrgica, garantindo o fornecimento de nutrientes importantes para o processo de recuperação, nas quantidades adequadas.
Apenas o uso de suplementos polivitamínicos não é a opção mais adequada. Devemos sempre priorizar a alimentação, pois assim os nutrientes atuam de maneira sinérgica, proporcionando um processo de cura no menor tempo possível, com o mínimo de dor e desconforto ao paciente.
Há casos de emagrecimento considerável e rápido durante a recuperação cirúrgica, que indicam grande perda de tecido muscular e, consequentemente, um processo de falta de nutrientes importantes para a saúde sistêmica do paciente.
Isso não quer dizer que não vai ocorrer a cicatrização da cirurgia ou a reconstituição óssea, mas que o custo metabólico para o paciente é bastante elevado, causando outras complicações na saúde sistêmica.
Orientações nutricionais antes e depois
É muito importante o cuidado nutricional antes e depois da cirurgia, o que só pode ser feito sob a orientação e supervisão de um profissional nutricionista. O nutricionista é o profissional capacitado para prescrever os alimentos e as formas de preparação mais adequadas a cada momento do processo cirúrgico, garantindo um aporte adequado dos principais nutrientes envolvidos no processo de recuperação e cicatrização cirúrgica.
Logo após a intervenção, por exemplo, quando o paciente ainda não pode mastigar normalmente podemos usar sucos e sopas enriquecidos, sem resíduos, como o suco verde e a sopa de abóbora e batata doce, que fornecem vitamina A, ferro, vitamina C, bromelina e zinco, todos nutrientes responsáveis pelas respostas imunológicas no processo de cicatrização, além de muitos outros compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Veja essa receita de suco verde
Ingredientes:
- 2 rodelas de abacaxi com o miolo 3 folhas de couve higienizadas
- Folhas de hortelã
- 1 rodela de gengibre pequena
- ½ maçã
- Água para bater
Como preparar:
É necessário adequar a quantidade dos ingredientes caso use a centrífuga ou o liquidificador. O rendimento da centrífuga é menor e o suco fica praticamente sem resíduos, o que é adequado para cirurgias bucais. Se for preparar no liquidificador, não usar muita água e coar bem. Evitar o uso de açúcar e adoçante, mas se for necessário, usar a menor quantidade possível.
Por Denise Bertolini Chediek, Nutricionista – CRN-3/44513.