Profissionais

Julho Verde e odontologia: dentista, faça parte desse movimento

A Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, intitulada Julho Verde, tem como objetivo principal ampliar o número de diagnósticos precoces, evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição. 

A odontologia é uma aliada do Julho Verde não só nesse objetivo, mas também durante e após o tratamento.

Nas visitas regulares você, dentista, além de analisar a parte dentária e realizar uma profilaxia, pode aproveitar para examinar a cabeça e o pescoço dos pacientes, principalmente daqueles que possuem fatores de risco, como tabagismo e consumo de álcool.

Uma olhada minuciosa na gengiva, língua, assoalho da boca, garganta e pescoço já pode levantar suspeita e contribuir para o diagnóstico precoce.

Por isso, é importante incentivar seu público a já deixar as consultas de rotina agendadas.

Julho Verde e odontologia – material para baixar

Será que seus pacientes sabem que a consulta também tem essa importância? Para te ajudar a conscientizá-los, nós preparamos um post que você pode baixar e postar nas suas redes sociais. É só clicar aqui

Tratamento e pós

Ao ser detectado um tumor na cabeça ou pescoço, durante o tratamento é fundamental que esse paciente tenha contato frequente com o dentista, que deve atuar para eliminar quaisquer focos de infecção da boca dessa pessoa – a imunossupressão pode fazer com que essas infecções tenham consequências severas.

Após tratamentos como radioterapia, por exemplo, o dentista também deve acompanhar os efeitos colaterais que o mesmo pode ter gerado.

Sorriso é saúde

Todo e qualquer tratamento deve ser integral. Por isso, a campanha Julho Verde e a odontologia devem atuar juntas. Apoie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta