Ainda hoje, muitas pessoas possuem receio de ir ao cirurgião-dentista por traumas de procedimentos passados mal sucedidos, custo do tratamento e até medo dos procedimentos odontológicos. Porém, adiar essa ida pode acarretar em diversos outros problemas, e é isso que queremos evitar, não é mesmo?
Com isso, o papel do cirurgião-dentista vai além do consultório. É importante desmistificar esses mitos para os seus pacientes e população geral, assim como, saber a maneira certa de gerar uma maior confiança em seus públicos.
Os mitos mais comuns entre os pacientes são:
– Todos os tratamentos são dolorosos
Graças à tecnologia, hoje já possuímos diversas técnicas que tornam o tratamento odontológico quase que indolor. Mesmo aqueles que geram mais medo, como o tratamento de canal ou a extração do siso, com a anestesia adequada o paciente não sente mais nada.
– Todos os tratamentos são demorados
Quando na verdade o tempo do tratamento vai depender da complexidade do caso. Esse é um dos motivos para sempre lembrar os pacientes que ao manter as visitas ao dentista a cada seis meses, os tratamentos serão mais curtos.
Gerar confiança no paciente para que ele não caia em falácias
Os mitos citados a cima são muito comuns e fazem com que o paciente adie a busca por um cirurgião dentista e até mesmo criem certos bloqueios em relação aos profissionais. Por isso, é importante cultivar uma relação de confiança entre profissional e paciente, todos os lados ganham!
Veja como você pode começar hoje:
– Saiba se comunicar com cada tipo de paciente
A boa comunicação é imprescindível e em todas as áreas, seja no pessoal e profissional. Saber com quem você está se comunicando e falar a “língua” dessa pessoa irá te ajudar a criar um vínculo maior de confiança com seu paciente.
Explique como será o tratamento, qual o problema e como será solucionado, sempre seja muito claro e se certifique que seu paciente está entendendo.
O que puder ser simplificado para que seu paciente entenda, simplifique!
– Não suma, mantenha contato!
Manter contato regular com seu paciente ajudará com que ele entenda que você se importa e está preocupado com seu caso. Mandar mensagens após as consultas para perguntar como está sendo o pós-tratamento e procedimento é uma boa estratégia!
Mas lembre-se: nem todo paciente gosta de muito contato, então sempre respeite seu espaço pessoal e tente manter um diálogo voltado ao atendimento odontológico.
– Empatia é sempre bem-vinda
Imagine que é você no lugar do seu paciente, com receios e sem entender muito bem o que está acontecendo. É uma situação bem chata, né?
Lembre-se que nem todas as pessoas têm acesso às informações e condições de comprar produtos para manter a saúde bucal. Seja amigável, acolhedor e, principalmente, não julgue a situação do próximo!